Aprenda a hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia

Já parou para pensar na hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia? São Tomás de Aquino, no século 13, observou e documentou os poderes e funções de cada um dos Anjos. O resultado disso é uma hierarquia completa dos Anjos, dividida em três grandes ordens. Quer saber mais sobre esse ranking dos Anjos? Então confira!

São Tomás publicou todos os detalhes em seu livro Suma Teológica e separamos aqui todas as informações que você precisa saber para entender a hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia.

Primeira hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia

Na primeira hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia encontramos os Anjos que estão mais próximos de Deus. São os Serafins, Querubins e Tronos.

Serafins – São considerados os Anjos mais velhos e possuem grande responsabilidade: proteger o trono sagrado. De acordo com o texto da Bíblia, eles possuem três pares de asas, cada qual com a sua função específica. Um para voar, um para cobrir os pés (ou genitálias, segundo alguns estudos) e um para cobrir o rosto. Os Serafins são normalmente representados por chamas douradas e prateadas.

Querubins – Foram os Anjos responsáveis por proteger os portões do Jardim do Éden após a expulsão de Adão e Eva. A responsabilidade deles é impedir que os humanos retornem para o local. Além disso, são eles que guardam a Árvore da Vida, que simboliza a vida eterna, e os registros sagrados de Deus. De acordo com a Bíblia, eles possuem várias cabeças, sendo uma de leão, uma de touro, uma de água e uma de homem.

Tronos – Na primeira hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia também encontramos os Tronos. De acordo com o texto sagrado, a função dessa classe de Anjos é delegar funções para as outras classes, mantendo a ordem. São normalmente representados por figuras joviais, segurando harpas. É possível que muitos dos Tronos tenham caído com Lúcifer no inferno.

Segunda hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia

Na segunda hierarquia, de acordo com os levantamentos de São Tomás de Aquino, estão as Denominações, as Virtudes e as Potestades. Eles governam o reino de Deus, executando ordens com maestria. Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas classes.

Denominações – Fazem de tudo para cumprir a vontade de Deus, sendo considerados seus ministros. Segundo as escrituras, seriam os Anjos mais antigos em atividade. A espada e o cetro que carregam simbolizam de forma clara a sua força e poder sobre os coros de Anjos inferiores.

Virtudes – Também estão na segunda hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia, pois possuem papel secundário. Eles ajudam a executar as vontades divinas, rompendo obstáculos e algumas vezes operando milagres. Tudo para manter a fé dos homens. Além disso, possuem controle sobre forças da natureza, controlando o clima, os terremotos e outras eventualidades. As virtudes são normalmente representadas com um cajado nas mãos.

Potestades – Ajudam a realizar os pensamentos divinos, através do seu forte poder de concentração. Protegem os homens dos poderes dos seres demoníacos, por meio de uma espada flamejante. Como possuem o poder da concentração, ajudam a manter a história da humanidade preservada.

Terceira hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia

Na terceira hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia encontramos os Anjos mais próximos de nós, humanos. Eles fazem parte do nosso dia a dia, influenciando em nossas vidas de forma constante. São três classes de Anjos dentro dessa hierarquia: Principados, Arcanjos e Anjos da Guarda.

Principados – Fazem a comunicação direta entre Deus e as autoridades da Terra, como príncipes, reis e governantes. São responsáveis também por proteger os reinos, países e territórios. A Bíblia mostra que os Principados são rígidos com aqueles que desobedecem às suas orientações.

Arcanjos – A hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia situa os Arcanjos dentro desse terceiro e último grupo de Anjos. Eles fazem revelações aos humanos, seguindo ordens exclusivas de Deus. Existem alguns famosos na Bíblia, como o Arcanjo Gabriel, Miguel e Rafael. Todos eles tiveram papel importante durante algum evento da escritura bíblica.

Anjos da guarda – Por fim temos os Anjos mais conhecidos entre os homens. São os mais próximos de nós, cuidando, protegendo e orientando os homens em suas decisões na Terra. Eles nos ajudam a manter uma vida dentro dos princípios divinos.

Agora você já sabe como funciona a hierarquia dos Anjos segundo a Bíblia. Eles são de extrema importância para a concretização dos planos de Deus. Por isso, é bom estar por dentro das funções de cada um deles.

Especialistas online

Douglas cigano

Douglas cigano

Baralho cigano e magia cigana

97% Avaliações positivas

1068 Consultas

Douglas sonza

Douglas sonza

Tarot,amor,baralho cigano

99% Avaliações positivas

11020 Consultas

Tarologa samara

Tarologa samara

Baralho cigano,tarot,numerologia

94% Avaliações positivas

4284 Consultas

Esmeralda taróloga

Esmeralda taróloga

Mediunidade,tarot,sorte

97% Avaliações positivas

1515 Consultas

Ofertas para você

Comentários

  • desculpa, mas essa descrição da hierarquia dos anjos na está correta, aconselho ler e estudar a palavra de Deus, porque o principados e potestades são principes e forças das trevas.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *