O que é acupuntura – descubra para que serve

A nossa vida é cada vez mais corrida e a cada dia mais intensa, o que faz com que fiquemos cansadas, desgastadas, sem energia, com dores musculares e de cabeça, e outras coisas mais. No entanto, você sabe o que é acupuntura e os benefícios que ela pode te trazer? Saiba mais sobre essa medicina chinesa tradicional.

A origem da acupuntura

De acordo com indícios arqueológicos o início da história da acupuntura tem mais de 5 mil anos e aconteceu na China. Alguns achados que datam entre 1766-1123 a.C estão agulhas primitivas e carapaças de tartarugas com inscrições que se referem a medicina.

Já por volta de 1000 a.C. já haviam agulhas de bronze e todos os conhecimentos acerca começaram a ser documentados e ainda são utilizados como referência até os dias de hoje.

O que é acupuntura e como funciona

Entender o que é acupuntura pode ser um pouquinho complicado se você acredita apenas na medicina tradicional ocidental. Isso porque as técnica da medicina tradicional chinesa utiliza apenas agulhas filiformes para auxiliar no tratamento e prevenção de doenças.

As agulhas utilizadas são em média 10 vezes mais finas que agulhas utilizadas para injeções. Essas agulhas são colocadas em pontos específicos do corpo para aliviar sintomas ou tratar determinada doença. Uma colocada nesses pontos do corpo, as agulhas ajustam os canais energéticos do nosso corpo, equilibrando o yin e o yang.

Essa ação energética das agulhas promove diversas reações no nosso corpo como função analgésica e anti-inflamatória.

Em uma sessão de acupuntura são utilizadas de 10 a 20 agulhas, em média, mas dependendo do que está sendo tratado esse número pode ser até um pouco maior ou também menor.

A acupuntura é uma técnica reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode beneficiar pessoas de todos os gêneros, idades e crenças.

Leia também:

O que é a acupuntura e o que ela trata

Agora que aprendemos o que é a acupuntura vamos falar sobre os sintomas e doenças que ela pode ajudar a tratar! Entre eles estão:

  • Ajuda a parar de fumar;
  • Ajuda no tratamento da depressão;
  • Auxilia também no tratamento da ansiedade;
  • Ajuda a reduzir náuseas e vômitos (em especial em pacientes que estão tratando algum câncer);
  • Ajuda no tratamento de doenças respiratórias como asma, rinite alérgica e bronquite;
  • Redução parcial ou total de dores musculares, dores de cabeça e enxaquecadores nos ombros, tendinite, lombalgia, entre outras dores;
  • Melhora quadros de insônia;

Falando um pouco mais sobre o que é acupuntura

É importante ressaltar que ao iniciar um tratamento com um médico acupunturista você não deve interromper os seus outros tratamentos (medicamentosos ou não) sem antes conversar com o seu médico.

Outro lembrete importante, é que essa é uma técnica perfeitamente segura para bebês, crianças e adolescentes, não havendo nenhuma contraindicação ou restrição para estas faixas etárias.

Mas agora que você já sabe o que é acupuntura, o mais importante de tudo é que antes de se submeter a uma sessão, você deve buscar referências do profissional escolhido e verificar se ele está realmente habilitado a desempenhar essa função.

Veja também:

Especialistas online

Taróloga verbena

Taróloga verbena

Tarot,ervas,anjos,baralho cigano

0% Avaliações positivas

11 Consultas

Cigano luigi

Cigano luigi

Taro,baralho cigano,coaching de vida

100% Avaliações positivas

140 Consultas

Maria patrícia

Maria patrícia

Coach de vida,taro,sensitiva

86% Avaliações positivas

114 Consultas

Malu rensi

Malu rensi

Tarot,sensitiva,mandala

95% Avaliações positivas

1065 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *