Aprenda agora como lidar com a homossexualidade no trabalho

Imagine chegar em um novo ambiente e encontrar pessoas criticando algum aspecto social, econômico, político ou intelectual em que você se enquadra? É a mesma coisa de como lidar com a homossexualidade no trabalho. Se sentimos que alguém vem falando mal da gente no ambiente que frequentamos, a aceitação própria também pode piorar. Por isso, aprenda agora como lidar com tudo isso e passar por toda essa situação de cabeça erguida!

Como lidar com o preconceito a homossexualidade no trabalho

Numa sociedade tão conservadora quanto a nossa, é uma tarefa complicada lidar com os preconceitos não só da família e das pessoas ao redor, mas também no ambiente de trabalho. Quanta gente não se sente ainda mais retraída na vida profissional por não ser quem de fato é? E como lidar com a homossexualidade no trabalho de forma natural e libertária? Venha descobrir algumas dicas de como ser você, em sua essência, nessas e em outras situações.

Ambiente hostil para a homossexualidade

Lidar com um ambiente hostil às diferenças é uma das principais dificuldades de quem pouco fala da homossexualidade no trabalho. Imagine que você chega a um novo setor profissional e tem de lidar com diversos comportamentos rebaixando ou estereotipando os homossexuais, demonstrando ignorância e preconceitos de forma absurda?

Se a discriminação por si só já é extremamente desagradável, consegue pensar em ser alvo, ainda que oculto, dos piores tipos de “brincadeiras” e ficar de boca fechada para preservar a vaga, tendo em vista o momento de crise econômica pelo qual o país passa?

Pois é, esse é um problema mais comum do que se pode imaginar. As piadinhas de corredor vão deixando constrangidos os melhores profissionais, mesmo os mais desapegados e seguros de si.

Nessas horas, principalmente quando se chegou recentemente ao posto de trabalho, a reação a ser tomada é semelhante à de quem faz um número no qual precisa equilibrar diversos pratos nas mãos, ou mesmo andar em cima de pernas de pau, tomando o devido cuidado para não cair para um dos lados ao tropeçar, por exemplo.

É preciso muito cuidado e traquejo nessa hora. Buscar fazer com que os colegas de trabalho entendam que a homossexualidade no trabalho, ou fora dele, não é nenhum defeito ou problema, apenas uma questão de orientação sexual, deve ser feito com delicadeza e sutileza, aos poucos.

A não ser em casos de extrema intolerância e que prejudique diretamente as questões profissionais, o embate mais forte não é a melhor solução, pois tende a intensificar os conflitos pelas diferenças. É triste e complicado entender isso, evidentemente, mas tendo em vista que a sociedade em si é muito preconceituosa, o ambiente de trabalho será apenas um estrato de tudo isso.

Sabendo que a atual crise econômica no Brasil atinge a todos, o ideal é entender como funciona o lugar, as pessoas. Nem sempre vale a pena bater de frente com a visão retrógrada de uma só vez. Lembre-se que sua vida real é fora do trabalho, não necessariamente dentro dele.

Vale a pena assumir a homossexualidade no trabalho?

É tão difícil viver escondendo sua própria identidade. E isso se torna ainda pior no caso de quem se sente na necessidade de não revelar aos colegas de trabalho sobre sua homossexualidade. E aqui, cada caso é um caso.

A questão sobre valer a pena ou não revelar sua homossexualidade no trabalho varia e deve-se levar em consideração o quanto isso é relevante no local. Afinal, você está ali para cumprir suas funções e não para se abrir a questões de foro íntimo, não é mesmo? Pode ser que não haja a menor necessidade de tratar de sua orientação sexual no local de trabalho.

Pode ser uma boa alternativa o distanciamento. Afinal, separar a vida particular da profissional é tão comum, que ninguém tem o direito de lhe discriminar por isso. É óbvio que não revelar ou poder dizer quem é de fato em qualquer ambiente é algo que tende a incomodar demais os envolvidos, mas por vezes, em um ambiente de pessoas muito preconceituosas, se for o caso, pode ser de bom tom entender como se comporta cada um, para depois abordar esse tema que ainda é tabu para parte da sociedade.

A aceitação da homossexualidade

No final das contas, tudo se trata de aceitação. E, infelizmente, ainda há ambientes em que a homossexualidade no trabalho é tratada como um tabu ou um bicho de sete cabeças. Nada disso interfere na competência profissional de cada trabalhador ou trabalhadora, mas é recorrente ouvirmos depoimentos de pessoas sendo discriminadas onde deveriam ganhar o pão e ter um julgamento apenas pelo fato de trabalharem bem ou mal.

Se no seu caso a opção for por jogar a real de sua orientação sexual, não hesite em denunciar os casos de discriminação ou assédio moral. Ninguém é obrigado a, em pleno século XXI, ter que lidar com comportamentos típicos de uma sociedade retrógrada que teima em não andar para frente. Em alguns momentos, não ter medo e colocar a cara no mundo, sem ter de esconder suas origens e características internas, pode ser um ganho imensurável para quem tanto sofre em um mundo tão intolerante quando o que vivemos insiste em ser.

Agora que você já sabe por onde começar a lidar com a homossexualidade no trabalho, confira também:

Especialistas online

Selene maglyat

Selene maglyat

Tarot,baralho cigano,runas

96% Avaliações positivas

413 Consultas

Henrique libório

Henrique libório

Tarot,baralho cigano,mediunidade

95% Avaliações positivas

664 Consultas

Ravenna sacerdotisa e taróloga

Ravenna sacerdotisa e taróloga

Amor,tarot,numerologia

96% Avaliações positivas

416 Consultas

Mahila villar

Mahila villar

Sensitiva,tarot,numerologia

98% Avaliações positivas

873 Consultas

Ofertas para você

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *