A história do Santo que batizou Jesus – Tudo sobre São João

São João tem sempre uma celebração marcante nas festas juninas Brasil afora. Celebrado em 24 de junho, o santo teve papel importantíssimo no início da missão de Jesus, além de ter sido um dos grandes profetas bíblicos e mais reconhecidos mártires do catolicismo. Vamos conhecer um pouco mais da rica história desse símbolo cristão? Veja agora tudo sobre São João!

A história de São João

Para você que quer saber tudo sobre São João precisa entender que esse Santo tem participação importantíssima no Novo Testamento. João Batista foi quem batizou Jesus Cristo e teve a cabeça posta à prova ao poder da época.

Sua mãe, Santa Isabel, já era bem idosa sem nunca ter engravidado. Por isso, era taxada como estéril pela sociedade da época. Então, o anjo Gabriel apareceu a Zacarias, seu esposo, anunciando que ela teria um filho e seu nome deveria ser João. Mas, Zacarias não acreditou no aviso divino. Por isso, ficou mudo e pouco tempo depois Isabel engravidou, conforme a promessa.

Isso tudo acontecia ao mesmo tempo em que o mesmo anjo aparecia a Maria e a indicava que dentro em breve conceberia do Espírito Santo para o vindouro nascimento de Jesus Cristo, conforme todos já sabemos. E isso ajuda a entender tudo sobre São João.

No momento em que as primas se encontraram em uma visita de Maria a Isabel, João mexeu no ventre da mãe, que saudou a prima com a famigerada parte da oração Ave Maria: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.

Entendo tudo sobre São João

Já na idade adulta, São João Batista percebeu que seus dias estavam contados quando foi morar no deserto para rezar. Lá, fazia sacrifícios e pregações pelo arrependimento dos pecados de seus seguidores. Vivia em extrema dificuldade e muita oração. Passou a ser conhecido como um profeta, um homem enviado por Deus. Tal fama aumentava por ele juntar multidões ao anunciar a vinda do Messias e batizar a todos os que lhe ouviam nas águas do rio Jordão.

E não foram poucos os que pensavam ser ele o Messias, mas ele anunciava que este ainda estava por vir. Quando Jesus quis ser batizado por São João Batista, este declinou, mas o Messias confirmou seu desejo, foi batizado nas águas do rio Jordão e assim começou sua vida pública de pregações.

Em seus sermões, São João Batista criticava o rei local, . Denunciava a vida adúltera dele, que havia se casado com a cunhada Herodíades e seu governo desregrado.

Eis que, um dia, o rei ficou deslumbrado quando a filha de Herodíades, Salomé, dançou para ele em um evento. Prometeu a ela que lhe daria tudo o que fosse pedido. Salomé falou com a mãe e pediu a cabeça de São João Batista em uma bandeja. Mesmo triste e contrariado, ele cumpriu sua promessa diante dos convidados daquele evento e assim São João Batista foi morto. Tornou-se, então, o primeiro mártir da Igreja e o último dos profetas. E assim você está no caminho para saber tudo sobre São João.

A devoção na história de São João

São João Batista é celebrado como o primeiro mártir e último dos profetas da Igreja desde os seus primórdios. Profeta, santo, mártir e precursor do Messias, bem como pregador da verdade, ainda que o preço tenha sido muito caro para isso. Seu dia é o 24 de junho e ele é sempre representado batizando Jesus e segurando um bastão em formato de cruz.

Ele representa a verdade e a vinda de Jesus Cristo como sempre havia sido prevista e profetizada nos livros sagrados. Quando se é batizado, a primeira alusão é a São João Batista, que praticava o primeiro dos sacramentos nas águas do rio Jordão.

Ele é a voz que clamou no deserto, contra tudo e contra todos, sempre em prol do bem, da verdade e do Messias prometido. E isso é tudo sobre São João que você precisa saber para entender o porquê da sua devoção a Deus.

Celebrações e tudo sobre São João

As celebrações que remetem a São João Batista estão no calendário das festas juninas, quando também são lembradas as trajetórias de Santo Antônio e São Pedro. E isso complementa a história de São João.

O dia escolhido para recordar a trajetória de quem nasceu por um milagre e morreu por uma profecia é o 24 de junho, sendo então o penúltimo dos santos a ser recordado em meio a pratos típicos, festejos e fogueiras. Santo Antônio é celebrado no dia 13 e São Pedro no dia 29.

As festas juninas remetem a comemorações pagãs europeia, até mesmo antes da era cristã. Com o passar do tempo, a Igreja Católica resolveu incorporar ao seu calendário um mês estratégico, de verão europeu, para celebrar três dos principais santos de sua devoção. Com isso, ela trouxe o cristianismo para o centro do ano, numa festa típica e que ganhou muita tradição no Brasil.

Oração a São João

Dentre as tantas orações a São João Batista, a que segue é a mais adequada por pedir a intercessão por meio dos caminhos corretos, suplicando para que a voz que clama no deserto ecoe em nossas almas. Afinal, por vezes quase desviamos dos caminhos corretos em meio a tantas dificuldades e tropeços, não é mesmo? Aproveitando que você agora sabe tudo sobre São João, veja como pedir ajuda e tome o exemplo de São João Batista, inspire, tenha fé e ore:

“São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciaste com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém.”

Agora que você já sabe tudo sobre São João, veja também:

Especialistas online

Nazaré  babos

Nazaré babos

Taróloga,médium sensitiva,mediunidade

100% Avaliações positivas

132 Consultas

Cabalista jocanz

Cabalista jocanz

Números grabovoi,tarot do anjos,numerologia cabalistica

100% Avaliações positivas

540 Consultas

Taróloga  soniah

Taróloga soniah

Tarot cigano,marselha,tarot

86% Avaliações positivas

131 Consultas

Cigana inayá

Cigana inayá

Tarot,baralho cigano,mediunidade

99% Avaliações positivas

1372 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *