Quem é Xangô Aganju? O Orixá dos raios, trovões e fogo

O Orixá Xangô Aganju é muito importante para quem está atrás de compreensão, justiça e amor. Ele é uma divindade com mais destaques no Candomblé, pois é conhecido como Senhor dos vulcões, representando o lado explosivo do ser humano. Descubra mais sobre esse deus africano a seguir:

O que é um Orixá

Acredita-se que os Orixás, dentre os quais temos o Xangô Aganju, são afro-descentes que acabaram sendo divinizados devido ao seu poder e relação com a natureza. Existem relatos de que cada Orixá possui um ponto de força sobre a natureza, ou seja, controla algum dos seus componentes, tais como a chuva, as árvores, os rios, os raios, os ventos, dentre outros.

Além disso, alguns estudiosos descrevem que os Orixás controlavam atividades humanas e que suas principais características os aproximava destes seres, principalmente no que se refere à capacidade de manifestar suas emoções. Os deuses do Candomblé são dotados de emoções.

A maioria das pessoas desconhece a mitologia afro-brasileira e acredita que estas não são monoteístas. Entretanto, assim como na religião católica, no Candomblé e na Umbanda, por exemplo, têm-se também um Deus único. Os Orixás são tidos como santos ou anjos, já que a maioria das religiões possuem outras figuras além de Deus.

Conhecer um pouco mais sobre o Xangô Aganju e outros Orixás é fundamental, pois infelizmente muitos desses seres não são bem aceitos na sociedade devido à falta de conhecimento.

Qual Orixá me rege?

Os Orixás governam diversos aspectos do mundo espiritual e material. Assim a maioria das pessoas deseja saber quais Orixás lhe regem, para melhor compreenderem sua relação com esses seres espirituais.

É importante lembrar que todos os humanos são filhos de todos os Orixás, recebendo amparo de todos esses seres de luz. Porém, cada pessoa possui três Orixás principais. Vejamos abaixo as características de cada um deles:

  • Primeiro Orixá – Tido como o Orixá de frente ou da cabeça é aquele que nos conduz durante a vida, dando direcionamento e discernimento durante essa encarnação;
  • Segundo Orixá – Também conhecido como ajuntó esse Orixá auxilia o primeiro a nos guiar, fornecendo força e equilíbrio para que não nos percamos dos caminhos divinos.
  • Terceiro Orixá – Denominado Orixá ancestral esse é aquele que nos acompanha em todas as encarnações, pois não se altera de uma para a outra. Este surge assim que nosso espírito é criado e é feminino para as mulheres e masculino quando se trata dos homens.

Cada pessoa herda características de seus Orixás, tornando-se parecidos com os seus pais e mães divinos. Do Orixá de frente tiramos nossa forma física e comportamento. Do ajuntó herdamos nossos sentimentos e emoções, bem como a forma de encarar a vida. Já de nosso Orixá ancestral tiramos nossa essência que apesar de sutil está sempre conosco.

Então se você deseja saber se o Xangô Aganju faz parte dos Orixás que o regem basta fazer o “Jogo de Búzios”, ou encontrar um especialista que te ajude nessa descoberta, pois este revelará, de forma única, os três Orixás que lhe acompanham.

Quem é o Orixá Xangô Aganju

Acredita-se que Xangô tenha sido um rei capaz de unificar as pessoas, além disso, ele é tido como o Orixá dos raios, trovões e fogo. Sendo atrevido, violento e justiceiro Xangô costuma castigar os ladrões e mentirosos.

Inclusive, há relatos de que o raio é considerado uma punição desse senhor da justiça. Assim, quando alguém ou algo é atingido por um raio está recebendo a fúria desse Orixá.

A história nos mostra que Xangô foi casado diversas vezes, porém suas esposas mais conhecidas foram Iansã, Oxum e Obá. Tendo seu dia comemorado em 29 de junho, dia de São Pedro, Xangô é considerado o Orixá da sabedoria, gerando poder sobre a política e demais ciências.

Os filhos desse Orixá são pessoas enérgicas, conscientes e voluntárias. Ainda, as pessoas regidas por Xangô detêm de poder de liderança, boa comunicação e inteligência, tornando-se importantes políticos ou advogados.

Sendo bastante poderoso esse Orixá subdivide-se em outros, dentre os quais temos o Xangô Aganju que será enfocado a seguir.

Principais características de Xangô Aganju

O Orixá Xangô Aganju representa tudo que é explosivo e incontrolável. Sendo considerado o senhor dos vulcões, é bastante antigo e foi fundamental para a criação da Terra.

Simbolizando a harmonia entre a justiça e o amor, Xangô Aganju é um defensor das pessoas oprimidas e escravizadas. Inclusive, este é bastante exigente, impiedoso e vingativo, não perdoando injustiças.

Além do mais Xangô Aganju, que é tido como o padroeiro dos intelectuais, costuma atuar em favor da harmonia conjugal, abençoando as famílias. Sobretudo, este Orixá é doador de força, saúde e vitalidade. Inclusive a energia que nos é dada para é atribuída a ele.

Essas são as principais informações sobre o Xangô Aganju. Como existem vários Orixás, é interessante investigar a origem de cada um deles. O universo das religiões de origem africana é vasto e merece ser explorado.

Agora que você já sabe mais sobre Xangô Aganju, confira também:

Especialistas online

Marusca taróloga

Marusca taróloga

Radiestesia,tarot,alquimia

100% Avaliações positivas

429 Consultas

Cigana sarita

Cigana sarita

Tarot,baralho cigano

100% Avaliações positivas

307 Consultas

Morgana  tarologa

Morgana tarologa

Tarot,simpatias,mediunidade

91% Avaliações positivas

214 Consultas

Lizzie tarologa

Lizzie tarologa

Mediunidade,cartomante,tarot

95% Avaliações positivas

446 Consultas

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *