Qual a origem da Umbanda?

Origem da Umbanda

Hoje vamos abordar um tema muito interessante e que, sem dúvida, desperta a curiosidade de muitas pessoas. Muito sabemos que muitas pessoas do Brasil só praticantes da religião Umbanda – e a julgam, se ao menos, conhecê-la. É por isso que nós do tears-in-heaven, preparamos uma artigo para explicar qual a origem da Umbanda, uma religião linda que poucos conhecem de verdade.

Tentar reconstruir todo o processo histórico que diz respeito à formação dessa religião não é uma coisa fácil por vários motivos. O principal desses motivos é o fato de a mesma ter sua origem em outros segmentos religiosos marginalizados no Brasil.

Esses segmentos religiosos marginalizados são de origem africana e indígena e, por muito tempo, foram perseguidos nesse país.

O três pilares que nos mostram qual a origem da Umbanda

Se você deseja saber qual a origem da Umbanda, saiba que antes é necessário identificar seus três pilares, ou três religiões que possibilitaram seu surgimento. Estou me referindo ao catolicismo dos povos europeus, às crenças ameríndias dos índios e as religiões de matriz africana.

A Umbanda é, na verdade, derivada do sincretismo que, para o bem ou para o mal e independente da vontade de quem quer que fosse se fez presente logo no Brasil colônia. O sincretismo começou a se formar no momento em que os católicos deram início à catequização de índios e negros.

O propósito era apagar as crenças dos povos escravizados para inserir as suas, mas acabar totalmente algo tão importante seria impossível em qualquer tempo. Com isso, as religiões foram se misturado e as pessoas foram juntando-as conforme suas práticas.

O Kardecismo Francês na formação da Umbanda

Mais adiante, precisamente no ano de 1860, o Kardecismo chegou ao Brasil, sendo introduzido na Bahia.
Da mesma forma como outras religiões que aqui chegaram, o espiritismo de Kardec também teve que se adaptar à cultura baiana e brasileira. Sofreu algumas transformações.

Outras tradições percebidas no umbandismo

Hoje podemos ver com clareza a presença dos Orixás, do cristianismo, dos caboclos e divindades indígenas e do espiritismo na Umbanda, mas a mesma foi formada por várias outras tradições.
Posso citar, por exemplo, os patuás com a estrela de Salomão que os malês ou muçulmanos sempre carregavam e que podemos ver entre alguns umbandistas. Também é fácil observar nuances dos povos ciganos, e também da sabedoria e medicina popular.

De acordo com a pesquisa “Das Macumbas À Umbanda: A Construção de Uma Religião Brasileira” de José Henrique Motta de Oliveira, O relato mais antigo das práticas de Umbanda é do ano de 1890.

Como se deu a origem da Umbanda?

A história dessa religião se traduz por meio da vida de Zélio de Moraes que aos 17 anos começou a despertar sua mediunidade e após se internado em um hospital psiquiátrico e ser exorcizado por um padre, descobriu seu caminho pelas palavras de uma benzedeira.

O médium visitou no dia 15 de novembro de 1908 um centro espírita kardecista e o caboclo indagou o porquê de espíritos indígenas e caboclos não estarem presentes no local.

Após ser advertido pelo responsável da sessão retirou-se. No outro dia O caboclo 7 Encruzilhadas, às 20 horas ordenou que se iniciasse um culto onde espíritos africanos e indígenas pudessem trabalhar.

Foi fundada então a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade e a religião com o nome de Umbanda. Essa é uma religião voltada somente para o bem, qualquer nome, ideia e ação que diz e pratica algo diferente disso, não é Umbanda.

Tem alguma dúvida sobre o assunto “qual a origem da Umbanda” ou que deixar sua sugestão? Deixe um comentário aqui.

Especialistas online

Comentários

    • Oi, boa tarde. O meu nome é Samuel e eu queria tirar uma dúvida com vocês. Uma vez eu fui a uma casa de Umbanda e o preto velho mandou um médium fazer para mim uma lista de materiais que eu devia ter para fazer um banho, assim o meu anjo da guarda iria me ajudar a conquistar minha vontade. Ele me disse que eu teria que comprar os materiais para tomar o banho e comprar a vela. Mas na Umbanda a pessoa que está se consultando precisa comprar os materiais para fazer o trabalho? Ah, Umbanda é caridade, por que eu tenho de comprar os materiais se eu não sou médium e estou desempregado? Eu fui para me consultar, não tenho nenhum vínculo com a Umbanda, fui só me consultar. Alguém me explica por favor?

      • Oi, Samuel!

        A Umbanda é uma religião e não uma caridade. Eles não podem te cobrar uma consulta, e no seu caso eles não cobraram. Acontece que a resposta do Preto Velho para a sua questão pessoal foi te passar um banho poderoso que te ajudaria a receber ajuda do seu anjo da guarda.

        Assim, é claro que eles te passariam uma lista de materiais para comprar, pois esse tipo de trabalho será você mesmo que fará em sua casa e não o médium. O banho precisa ser feito por você e com muita fé, dessa forma conseguirá realizar aquilo que deseja.

        Espero ter ajudado, beijos.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *